Passagens Bíblicas
Novo Testamento
Mateus | Capítulo 3
SITE EM DESENVOLVIMENTO
Passagens Bíblicas
Novo Testamento
Mateus | Capítulo 3
Naquela época, João Batista pregava no deserto, dizendo:
— Arrependei-vos, pois está próximo o Reino de Deus!
João, estava cumprindo o que o profeta Isaías disse: “Preparai o caminho do Senhor. Retificai suas estradas”.
João Batista usava roupa feita de pelos de camelo e cinto de couro na cintura. Alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre.
O povo de Jerusalém, de toda a Judeia e do vale do Jordão ia até ele, confessava seus erros, e ele batizava a todos no rio Jordão.
Vendo que muitos fariseus e saduceus vinham para o batismo, disse-lhes:
— Quem lhes ensinou a fugir da ira que virá? Produzam frutos que demonstrem o verdadeiro arrependimento. Toda árvore que não produzir bom fruto será cortada e jogada no fogo. Eu vos batizo com água, para vossa conversão; mas Aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu; não sou digno nem de tirar-lhe as sandálias. Ele vos batizará com o fogo do Espírito Santo.
Entendimento Batismo de Jesus Mateus 3:13-17
No Evangelho de Mateus, capítulo 3, versículos 1 a 12, conhecemos João Batista. Um missionário, que fazia suas pregações no deserto com firmeza. Uma voz que chama o povo ao arrependimento dos erros.
Simples, inclusive no modo de se vestir e se alimentar, João Batista é considerado o precursor, ou seja, aquele que veio com a missão de preparar o povo para receber o Messias: Jesus.
João estava cumprindo o que o Isaías já havia profetizado: “Preparai o caminho do Senhor. Retificai suas estradas”.
João Batista alertava o povo para que se corrigissem; que abrissem seus corações para a renovação espiritual; sua mensagem é um apelo à mudança de mentalidade, uma convocação para aceitar uma vida com Deus.
O batismo realizado por ele tem um profundo significado. É um ato de submissão que, aquele que queria ser batizado, consciente de seus erros, deveria arrepender-se e aceitar iniciar uma nova fase de redenção e renovação espiritual.
O nome Batista significa “aquele que batiza com a graça de Deus”.
Jesus foi da Galileia ao Jordão a procura de João, a fim de ser batizado por ele.
Contudo, João se recusou dizendo:
— Eu é que devo ser batizado por ti, e tu vem a mim?
Jesus respondeu:
— Deixa isso por ora, pois assim convém que façamos tudo o que é justo.
João concordou e batizou Jesus.
Jesus logo saiu da água e o céu se abriu. Neste momento, o Espírito de Deus desceu como uma pomba sobre Ele e do céu veio uma voz que disse:
— Este é meu Filho amado, de quem eu me agrado.
Entendimento Batismo de Jesus Mateus 3:13-17
Essa passagem em Mateus 3:13-17 é uma passagem clássica que narra o Batismo de Jesus feito por João Batista nas margens do rio Jordão.
Esse encontro é marcado por um grande significado espiritual, onde Jesus se apresenta para ser batizado por João Batista. Sua decisão foi um ato de obediência aos desígnios de Deus. O batismo é um símbolo de arrependimento e também de purificação e Jesus quis mostrar, ao ser batizado, que esse momento também representa a reconciliação com Deus.
A descida do Espírito de Deus sobre Jesus é a validação divina de Cristo como o Salvador.