Passagens Bíblicas
Novo Testamento
Mateus | Capítulo 2
SITE EM DESENVOLVIMENTO
Passagens Bíblicas
Novo Testamento
Mateus | Capítulo 2
Jesus nasceu em Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes.
Alguns Magos que vieram do Oriente chegaram a Jerusalém, na Judeia e perguntaram:
— Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.
O rei Herodes ouvindo isso ficou perturbado e, com ele, toda Jerusalém.
Herodes reuniu todos os sumos sacerdotes e os escribas e perguntou onde nasceria o Cristo.
Eles responderam:
— Em Belém, conforme escreveu o profeta: “Belém, terra de Judá, de modo algum é a menor entre as principais cidades, pois de ti sairá um chefe que guiará o meu povo Israel”.
Herodes chamou os Magos e perguntou-lhes quando exatamente a estrela lhes apareceu, depois disse-lhes:.
— Vão e perguntem sobre o menino. Quando o encontrarem, me avisem, para que eu também vá adorá-lo.
Os Magos partiram seguindo a estrela que viram no Oriente, até ela parar sobre o lugar onde estava o menino.
Quando entraram na casa viram Jesus com Maria, sua mãe. Sentiram muita alegria. Caíram de joelhos, o adoraram e lhe deram de presente ouro, incenso e mirra. Depois, retornaram para o Oriente por outro caminho, porque durante um sonho foram avisados para não voltarem até Herodes.
Entendimento Adoração dos Magos Mateus 2:1-12
Mateus capítulo 2 versículos 1 a 12 retrata a procura dos Magos do Oriente pelo menino Jesus, para adorá-lo.
Os Magos do Oriente, não eram judeus, eram estrangeiros, sábios e estudavam as estrelas e o céu. Quando eles viram uma estrela impressionante no céu identificaram que representava um sinal divino de que algo extraordinário estava acontecendo.
Seguindo a estrela chegaram em Jerusalém, mas ao perguntarem ao rei Herodes onde o rei dos judeus havia nascido porque queriam adorá-lo, despertaram ciúmes e inveja de Herodes.
Herodes convocou todos os sumos sacerdotes e os escribas e perguntou onde nasceria o Cristo e após saber, Herodes, imaginando que o nascimento de Jesus era uma ameaça ao seu reinado e para disfarçar suas más intenções, pediu para os Magos avisarem quando encontrassem o menino, para ele também adorá-lo.
Os Magos continuaram seguindo a estrela até Belém, onde encontraram o menino Jesus com Maria. Alegres prostraram-se de joelhos, adoraram o menino Jesus e deram-lhe como presente ouro, incenso e mirra.
Os magos reconheceram que Jesus era o Messias, o Filho de Deus.
Depois, seguindo as orientações enviadas por Deus, através de um sonho, retornaram para o Oriente por outro caminho para não voltarem até Herodes.
Um anjo de Deus apareceu em sonho a José e lhe disse:
— Levante-se, José. Pega o menino e a mãe e fujam para o Egito. Fiquem lá até eu te avise, porque Herodes quer matar o menino.
José levantou prontamente e, mesmo ainda sendo noite, partiu com Maria e Jesus, rumo ao Egito.
Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, ficou com muita raiva e mandou matar todos os meninos que havia em Belém e que tinham dois anos ou menos, pois, conforme os magos do oriente tinham lhe dito, sabia Herodes que Jesus teria, no máximo, dois anos. Então cumpriu-se o que fora dito pelo profeta Jeremias: “Em Ramá ouviu-se uma voz, choro e grande lamentação; Raquel chorando por seus filhos, não quer ser consolada, porque eles já não existem”.
Entendimento Fuga para o Egito Mateus 2:13-18
Mateus capítulo 2 versículo, 13 a 18 conta a proteção de Deus para com a Sagrada Família.
Herodes, imaginando que o nascimento de Jesus era uma ameaça ao seu reinado, com muita raiva mandou matar todos os meninos que havia em Belém e que tinham dois anos ou menos.
Herodes imaginava que Jesus teria, no máximo, dois anos.
Assim cumpriu-se o que fora dito pelo profeta Jeremias capítulo 31, versículo 15 a 17: “Em Ramá ouviu-se uma voz, choro e grande lamentação; Raquel chorando por seus filhos, não quer ser consolada, porque eles já não existem.”
A morte das crianças foi um momento triste e de muito sofrimento. Mostrando a brutalidade de Herodes, que disposto a matar o menino Jesus, matou inúmeros inocentes para se manter no poder.
Mas, José, seguindo as orientações enviadas por Deus, através de um sonho, pegou seu filho Jesus e sua esposa Maria e fugiram para o Egito.
Depois que Herodes morreu, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, que estava no Egito, e lhe disse:
— Levanta-te, toma Jesus e Maria e vão para a terra de Israel, pois já morreram os que estavam tentando matar o menino.
José se levantou, pegou Jesus e Maria e voltaram para a terra de Israel.
Quando José ficou sabendo que Arquelau, filho de Herodes, reinava na região da Judéia, teve receio de ir para lá.
Novamente, José foi avisado durante um sonho para irem para a região da Galileia. Foram, então, morar numa cidade chamada Nazaré e assim cumprir o que foi dito pelos profetas: “Ele será chamado Nazareno”.
Entendimento A Sagrada Família em Nazaré Mateus 2:19-23
Mateus capítulo 2, versículo 19 a 23 retrata o retorno da Família Sagrada a Nazaré, após a morte do rei Herodes.
Após a morte de Herodes, José em um sonho foi orientado por Deus, que estava na hora de deixarem o Egito e voltarem para a terra de Israel.
José obediente a Deus, pegou seu filho Jesus e sua esposa Maria e deixaram o Egito.
A morte de Herodes trouxe alívio para Sagrada Família, mas quando chegaram na terra de Israel, José soube que Arquelau, filho de Herodes, reinava na região da Judeia e ficou com receio de ir para lá, temendo pela segurança de sua família.
Porém, novamente, Deus orientou José através de um sonho, e ele obedeceu a Deus e levou sua família para Galileia, para morar na cidade de Nazaré, cumprindo a profecia: “Ele será chamado Nazareno”.
Deus sempre sabe o melhor para cada um de nós. Ele está presente em cada detalhe da nossa vida; sempre nos orientando, através de sonhos, intuições, lugares, pessoas, na direção que devemos seguir para cumprir os Seus desígnios. Cabe-nos buscar, orar, ouvir, entender e seguir suas orientações, assim como José e Maria.