Passagens Bíblicas
Novo Testamento
Marcos | Capítulo 4
SITE EM DESENVOLVIMENTO
Passagens Bíblicas
Novo Testamento
Marcos | Capítulo 4
Índice
Jesus começou a ensinar à beira do mar novamente. Reuniu-se junto dEle uma grande multidão, de modo que, entrando em uma barca, sentou-se nela, enquanto a multidão permanecia em terra.
Ele lhes ensinava muitas coisas em parábolas, e lhes disse:
— Escutem! O semeador saiu a semear. Ao lançar as sementes, uma parte caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e as comeram. Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; as sementes brotaram logo, porque a terra não era profunda, mas quando o sol veio, ficaram queimadas e, como não tinham raízes, secaram. Outras sementes caíram entre os espinhos; mas os espinhos cresceram e sufocaram as sementes, e elas não deram frutos. Outras caíram em terra boa e, depois que cresceram, se desenvolveram e deram frutos. Algumas produziram trinta vezes mais; outras, sessenta e outras, cem. Ouça quem for capaz.
Entendimento A parábola do semeador Marcos 4:1-9
Quando a multidão foi embora, as pessoas que permaneceram, junto com os doze discípulos, perguntaram a Jesus sobre as parábolas. E Jesus lhes disse:
— Deus mostrou a vocês o segredo do seu Reino. Mas aos de fora do Reino, tudo é ensinado por meio de parábolas, a fim de que olhem e não vejam, ouçam e não entendam, se não, eles se voltariam para Deus, e Ele os perdoaria.
Entendimento Por que Jesus usava parábolas Marcos 4:10-12
Depois que Jesus contou a Parábola do Semeador, acrescentou:
— Se vocês não entenderam a parábola que contei, como vão entender as outras?
O que o semeador semeia é a mensagem de Deus. Algumas pessoas que a ouvem, são como as sementes que caíram à beira do caminho. Assim que ouvem a mensagem, vem Satanás e a retira de seus corações.
Outras são como as sementes que foram semeadas onde havia muita pedra: pessoas que ouvem a mensagem, a aceitam com alegria, mas, pouco tempo depois, a abandonam porque a mensagem não criou raízes nelas e, quando passam por sofrimento e perseguições, por causa da mensagem, logo abandonam sua fé.
Há outras, ainda, que foram semeadas no meio de espinhos; são as pessoas que ouvem a mensagem, mas quando surgem as preocupações deste mundo, a ilusão das riquezas e as ambições, sufocam a mensagem e nenhum fruto produzem.
Por fim, existem aquelas que são como as sementes que foram semeadas em terra boa. Elas ouvem a mensagem, a aceitam e produzem muitos frutos; umas trinta vezes, outras sessenta e outras ainda cem vezes mais do que foi semeado.
Entendimento Jesus explica a parábola do semeador Marcos 4:13-20
Disse Jesus:
— Por acaso alguém acende uma lamparina e a coloca debaixo de um cesto ou de uma cama? Não! Pois, para iluminar bem o ambiente ela deve ser colocada em um local adequado. Porque não há nada oculto que não será revelado, e não há nada escondido que não será trazido à luz. Ouça quem for capaz.
E Jesus continuou:
— Cuidado com o que vocês ouvem! Deus usará para julgar vocês a mesma regra que vocês usarem para julgar o próximo. E com mais dureza.
Porque a quem tem, mais será dado, e a quem não tem, até o pouco que tem será tirado.
Entendimento A luz da lamparina Marcos 4:21-25
Disse Jesus:
— O Reino de Deus é como um homem que joga a semente na terra: noite e dia, quer ele esteja acordado ou dormindo, a semente germina e cresce, sem que ele saiba como.
É a própria terra que dá o seu fruto: primeiro a planta, depois a espiga e, por último, os grãos que enchem a espiga.
E quando o fruto amadurece, o homem o corta com a foice, pois chegou o tempo da colheita.
Entendimento A semente Marcos 4:26-29
Disse Jesus:
— Com o que se pode comparar o Reino de Deus? Qual parábola podemos usar? O Reino de Deus é como um grão de mostarda, que é a menor das sementes, mas que depois de semeada, cresce e se torna a maior de todas as hortaliças. Seus ramos são tão grandes que os pássaros podem abrigar-se à sua sombra.
Entendimento O grão de mostarda Marcos 4:30-32
Foi por meio de muitas parábolas que Jesus anunciava a Palavra de Deus conforme o povo podia entender.
Ele não lhes falava sem parábolas, e em particular explicava tudo aos seus discípulos.
Entendimento O uso das parábolas Marcos 4:33-34
Entendimento Jesus acalma uma tempestade Marcos 4:35-41
Ao final da tarde, Jesus disse aos seus discípulos:
— Vamos para a outra margem do lago.
E deixando a multidão, Jesus e os discípulos foram para o outro lado do lago em um barco. Outros barcos também os acompanhavam.
De repente, o vento começou a soprar muito forte e as ondas batiam com força contra o barco, de tal modo que o barco começou a se encher de água.
Jesus, no entanto, estava dormindo na parte de trás do barco.
Os discípulos, então, acordaram Jesus, dizendo-lhe:
— Mestre, nós vamos morrer!
Jesus se levantou, repreendeu o vento e disse as águas do lago:
— Silêncio! Acalmem-se.
O vento parou de soprar e tudo ficou calmo.
Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes:
— Por que vocês são tão medrosos? Vocês ainda não têm fé?
E, apavorados, os discípulos perguntavam uns aos outros:
— Quem é este homem que até o vento e a água lhe obedecem?!