Passagens Bíblicas
Novo Testamento
Marcos | Capítulo 13
SITE EM DESENVOLVIMENTO
Passagens Bíblicas
Novo Testamento
Marcos | Capítulo 13
Quando Jesus saía do templo, um de seus discípulos, disse:
— Mestre, veja que pedras enormes e que construções impressionantes!
Jesus lhe respondeu:
— Vê essas enormes construções? Não restará pedra sobre pedra! Tudo será destruído!
Depois desse episódio, Jesus estava sentado no monte das Oliveiras, de frente para o templo. Pedro, Tiago, João e André chegaram até ele e lhe perguntaram:
— Senhor, diga-nos: quando acontecerão as coisas que disse? Qual sinal indicará quando isso se cumprirá?
Jesus, então, lhes disse:
— Cuidado para que ninguém os engane! Muitos virão em meu nome dizendo: “Eu sou o Cristo!”. E enganarão a muitos! E quando ouvirem falar de guerras e rumores sobre guerras, não tenham medo, pois é necessário que essas coisas aconteçam, mas ainda não é o fim.
Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá terremotos em diversos lugares e também fome. Essas coisas são como o início das dores do parto.
Entendimento Sinais do fim dos tempos Marcos 13:1-8
Jesus disse aos seus discípulos:
— Fiquem atentos! Vocês serão levados aos tribunais e chicoteados nas sinagogas; serão levados perante os governadores e reis, por minha causa, para dar-lhes testemunho. Mas, primeiro, é preciso que o Evangelho seja pregado a todos os povos. E quando os prenderem e entregarem vocês às autoridades, não fiquem preocupados com o que irão dizer, porque o que disserem não virá de vocês, mas do Espírito Santo. Irmão entregará o próprio irmão a morte; pai entregará o filho; e os filhos ficarão contra os pais, e os matarão. Vocês serão odiados por causa de meu nome, mas aquele que ficar firme até o fim, será salvo.
Entendimento Perseguições contra os discípulos Marcos 13:9-13
Jesus continuou a falar com seus discípulos sobre o futuro:
“Vocês verão o horror da destruição generalizada onde não deveria haver e prevista pelo profeta Daniel (aquele que lê, compreenda). Então, os que estiverem na Judeia, fujam para as montanhas. E quem estiver sobre o telhado, não desça e nem entre em casa para buscar alguma coisa.
Aquele que estiver no campo não volte para trás, para pegar suas roupas.
Ai das mulheres grávidas ou amamentando nesses dias!
Orem para que essas coisas não aconteçam no inverno. Porque nesses dias haverá grande sofrimento, como nunca se viu, desde o princípio do mundo criado por Deus e que nunca mais haverá. E se o Senhor não abreviasse esses dias, ninguém se salvaria. Mas Deus fez isso, por causa de seus eleitos.
Então, se alguém disser a vocês: ‘Aqui está o Cristo!’, ou: ‘Ele está ali!’, não acreditem. Aparecerão falsos cristos e falsos profetas, que farão milagres e maravilhas, e que enganarão até os escolhidos!
Fiquem atentos, pois eu lhes digo tudo isso, antes que aconteça!”
Entendimento O grande sofrimento Marcos 13:14-23
Jesus, ainda falando sobre o futuro aos discípulos, disse-lhes:
— Depois daqueles dias de sofrimento, o sol escurecerá e a lua não brilhará mais; as estrelas cairão e as forças do céu serão abaladas. Então, o Filho do Homem virá sobre nuvens com grande poder e glória, e enviará seus anjos, reunindo os escolhidos dos quatro cantos do mundo, do local mais distante da Terra, até a extremidade do céu.
E completou:
— Aprendam a lição da figueira: quando seus ramos são novos e as folhas começam a brotar, vocês sabem que o verão está próximo. Assim, quando virem essas coisas, saberão que Filho do Homem está próximo. Em verdade lhes digo que não passará essa geração até que tudo isso aconteça. Passarão o céu e a terra, mas minhas palavras não passarão.
Entendimento A vinda do Filho do Homem Marcos 13:24-31
Disse Jesus aos discípulos:
“Ninguém sabe quando acontecerá o grande sofrimento e a vinda do Filho do Homem; nem os anjos no céu, nem o Filho, mas somente o Pai sabe.
Olhem, vigiem e orem, porque não sabem quando chegará o momento.
É como um homem que partiu em viagem, deixando sua casa, mas que, antes de partir, deu autoridade aos seus servos, distribuindo tarefas a eles, mandando o porteiro ficar vigiando.
Então, vigiem, porque vocês não sabem quando o dono da casa voltará; se será à tarde ou à meia noite ou se será quando o galo cantar ou de manhã. Para que, se ele vier de repente, não os encontre dormindo.
E o que digo a vocês, digo a todos: vigiem!”
Entendimento A vigilância cristã Marcos 13:32-37