Passagens Bíblicas
Novo Testamento
Lucas | Capítulo 21
SITE EM DESENVOLVIMENTO
Passagens Bíblicas
Novo Testamento
Lucas | Capítulo 21
Assim que Jesus levantou os olhos, viu os ricos colocarem suas ofertas no cofre do Templo. Viu também uma pobre viúva, colocar ali, duas moedas de pouco valor.
Então, Jesus disse:
— Em verdade digo a vocês que todos deram como oferta a Deus aquilo que lhes sobra, mas esta pobre viúva colocou tudo o que tinha para o seu sustento.
Entendimento A oferta da viúva Lucas 21:1-4
Em Lucas, capítulo 21, versículos 1 a 4, Jesus conta sobre a verdadeira doação.
Jesus observa que, enquanto os ricos colocam suas contribuições na caixa de ofertas, uma viúva pobre colocou duas pequeninas moedas de cobre.
Com isso, Jesus disse: “Eu afirmo a vocês que esta viúva pobre colocou mais do que todos os outros, porque todos esses deram do que lhes sobrava. Mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver.”
Isso nos mostra que o importante não é o quanto nós doamos, mas a nossa intenção e o nosso sacrifício para fazer a doação.
A pobre viúva, ao doar tudo o que tinha, também demonstra fé e confiança em Deus, que tudo provê.
Muitas vezes, uma pessoa que doou dez reais, se sacrificou muito mais que alguém que doou um milhão de reais.
Essa passagem ressalta a importância de valorizar as pequenas ações de generosidade e bondade, mesmo as mais pequenas que, muitas vezes, passam despercebidas.
Algumas pessoas comentavam como o Templo era adornado com lindas pedras e com objetos ofertados a Deus.
Foi quando Jesus disse:
— Estas coisas que estão vendo, chegará o dia em que tudo será destruído, não sobrará pedra sobre pedra.
Entendimento Jesus fala da destruição do Templo Lucas 21:5-6
Nessa passagem em Lucas, capítulo 21, versículos 5 a 6, Jesus chama a atenção dos discípulos que estavam comentando sobre como o templo era decorado dizendo que tudo aquilo que estavam vendo seria destruído.
Jesus aqui nos relembra que tudo aquilo que é material não é eterno.
Não importa se o Templo ou igreja é bonito, enfeitado e banhado a ouro, e sim se o local é um lugar de fé e inteiramente dedicado a Deus e aos seus ensinamentos.
Após Jesus falar que o Templo será destruído, perguntaram-lhe quando isso aconteceria e quais sinais anteviam isso, e Jesus respondeu:
— Cuidado para não serem enganados. Muitos virão em meu nome, dizendo: 'Sou o Cristo!' e 'O tempo está próximo'. Não os sigam. Quando souberem de guerras e tumultos, não se apavorem. É necessário que isso aconteça primeiro, mas o fim não será logo.
Jesus continuou:
— Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Em vários lugares haverá grandes terremotos, fomes e pestes. Acontecerão coisas terríveis e grandes sinais virão do céu. Mas, antes disso, eles prenderão e perseguirão vocês. Eles os entregarão às sinagogas e prisões, e vocês serão levados à presença de reis e governadores por causa do Meu Nome. Isso dará a vocês a oportunidade para anunciarem o Evangelho. Não se preocupem com o que dirão para se defender, porque Eu lhes darei palavra e sabedoria, que todos os seus adversários não poderão resistir, nem contradizer. Vocês serão traídos por pais, irmãos, parentes e amigos. Eles entregarão alguns de vocês à morte. Todos odiarão vocês por causa do Meu Nome. Contudo, nenhum fio de cabelo da cabeça de vocês se perderá. É perseverando que vocês serão salvos.
Entendimento Os sinais do tempo Lucas 21:7-19
Em Lucas, capítulo 21, versículos 7 a 19 Jesus responde quando acontecerá a destruição do Templo e qual o sinal de que isto está para acontecer.
Jesus esclarece que isso não acontecerá logo.
Antes disso os discípulos serão julgados, presos, alguns mortos, por seguirem Jesus.
Com sua sabedoria Ele mostra aos seus discípulos as dificuldades que eles enfrentariam, após sua morte, para pregar seu Evangelho.
Os discípulos serão traídos pela família, parentes e amigos, mas darão testemunho.
Jesus os acalma, dizendo para eles não se preocuparem com o que dirão para se defender, porque Ele os dará palavra e sabedoria, que todos os seus adversários não poderão resistir, nem contradizer.
A Terra, quando chegar o momento, sofrerá guerras, catástrofes, fome, pestes e outras coisas terríveis inclusive vindo do céu, porém Jesus transmite uma mensagem de encorajamento e também de atenção para se manterem firmes no propósito de levar o Seu Evangelho adiante. Jesus afirma que eles não perderão nem sequer um fio de cabelo, por estarem pacientes e no bem e assim salvarão suas almas.
A fé e a confiança em Deus, em Jesus é fundamental para suportarmos todas as adversidades e sofrimentos.
Jesus continuou a falar sobre a destruição de Jerusalém:
“Quando vocês verem Jerusalém cercada de exércitos, saberão que sua ruína está perto.
Então, os que se acharem na Judeia fujam para os montes; quem estiver dentro da cidade retire-se; e os que se acharem nos campos não entrem na cidade.
Porque estes serão dias de castigo, para se cumprir tudo que foi dito nas Escrituras Sagradas.
Ai das mulheres que naqueles dias estiverem grávidas ou amamentando!
Haverá grande calamidade na Terra e flagelos contra este povo.
Muitos morrerão pela espada, outros serão levados como prisioneiros para todas as nações, e Jerusalém será conquistada pelos pagãos, até que se cumpra os tempos deles.”
Entendimento Jesus fala sobre a destruição de Jerusalém Lucas 21:20-24
Nesta passagem do Evangelho de Lucas, capítulo 21, versículos 20 a 24, depois de ter começado a falar com seus discípulos sobre os tempos difíceis que enfrentariam, Jesus lhes conta abertamente o que aconteceria no futuro ao povo daquela região.
A profecia de Jesus sobre a destruição do Templo e de Jerusalém mostra claramente o início de uma época sombria e de sofrimento para o povo judeu. Jesus então instrui seus discípulos que permanecessem vigilantes, com fé, quando presenciassem os sinais de desolação que havia descrito.
Jesus ainda descreve uma situação de angústia e perseguição que outros ainda sofreriam por conta de sua fé e crença Nele.
Jesus ensina que nenhum mal é eterno, porém todos pagam pelos erros que cometem contra o próximo.
Portanto, na dificuldade é importante manter a fé, o equilíbrio, orando e vigiando, para que o bem vença o mal.
Após falar sobre a destruição do Templo e de Jerusalém aos seus discípulos, Jesus disse:
— Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na Terra, as nações ficarão angustiadas, aflitas e com medo do imenso barulho do mar e das ondas. As pessoas vão desmaiar de medo, ansiosas pelo que irá acontecer em toda Terra, pois os poderes do céu serão abalados. E naquela hora verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem, com poder e grande glória. Quando começarem a acontecer estas coisas, levantem e ergam a cabeça, porque estará próxima a libertação de vocês.
Entendimento A vinda do Filho do Homem Lucas 21:25-28
Em Lucas capítulo 21, versículos 25 a 28 Jesus alerta sobre os fatos que irão ocorrer antes da vinda do Filho do Homem.
Jesus disse que haverá sinais no sol, na lua, nas estrelas e na Terra.
As nações ficarão aflitas e com muito medo do grande barulho e agitação do mar, pois os poderes do céu serão abalados.
As pessoas vão sofrer ansiedade pelo que acontecerá com toda a Terra.
Jesus após falar sobre o momento de tormento, esclarece que então o Filho do Homem virá sobre uma nuvem com poder e grande glória.
E aquele que tiver merecimento, por crer nele e por praticar o bem, neste momento, poderá se levantar e erguer a sua cabeça, porque estará próxima a sua libertação, a sua redenção.
Assim a luz triunfará sobre as trevas.
Jesus contou a seguinte parábola aos seus discípulos:
— Observem a figueira e as outras árvores. Quando elas começam a brotar, vocês sabem que o verão está próximo. Do mesmo modo, quando vocês verem aquilo que lhes falei, saberão que o Reino de Deus está próximo. Na verdade, digo a vocês que não passará esta geração até que todas essas coisas aconteçam. O céu e a Terra passarão, mas minhas palavras serão para sempre.
Entendimento Parábola da figueira Lucas 21:29-33
No Evangelho de Mateus, capítulo 21, versículos 29 a 33, encontramos a Parábola da Figueira, contada por Jesus aos seus discípulos.
Um convite para refletirmos sobre a vigilância espiritual e o discernimento.
Do mesmo modo que quando vemos o broto nas árvores aparecerem sabemos que o verão está próximo, os sinais que Jesus havia indicado aos discípulos indicariam o fim dos tempos. Mas, o que é fim dos tempos? Fim dos tempos é um período descrito na Bíblia e também por descritos por outras religiões, onde acredita-se que as ocorrências e acontecimentos no mundo alcançariam um ponto culminante e, por isso, resultando em sofrimentos e tribulações, bem como, o próprio planeta responderia aos maus tratos, por meio de catástrofes, terremotos etc., obrigando o ser humano a mudar significativamente seus hábitos e costumes, e a reformar-se moralmente.
É por isso que precisamos estar sempre prontos espiritualmente, vivendo de acordo com os princípios Divinos.
Disse Jesus:
— Cuidado, para que seus corações não se embruteçam na devassidão e na embriaguez, e pelas preocupações desta vida, para que aquele dia não caia sobre vocês inesperadamente; pois ele virá como uma armadilha sobre todos os habitantes da Terra. Portanto, é necessário vigiar e orar, sem cessar, para terem força de escapar de todas essas coisas que devem acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem.
Durante o dia, Jesus ensinava no Templo, mas passava as noites ao relento, no Monte das Oliveiras.
De manhã cedo, todo o povo ia até o Templo para ouvir Jesus falar.
Entendimento Necessidade da vigilância Lucas 21:34-38
Em Lucas capítulo 21, versículos 34 a 38 Jesus novamente orienta os discípulos sobre a importância de orar, vigiar e se preparar para o futuro.
Ninguém sabe quando o Filho do Homem virá, mas sabemos como nos preparar para sua vinda. Sabemos dos sinais do tempo que indicam isso, mas Jesus esclarece para que não percamos tempo com bobagens, festas, bebidas, coisas materiais e naquilo que fere os mandamentos Divinos, pois que podem nos prejudicar em todos os sentidos.
Sigamos os exemplos de Jesus que levava o seu Evangelho para muitos, que se ligava a Deus todas as noite, renovando suas energias, traçando sua trajetória de amor e no dia seguinte atendia o povo em suas necessidades espirituais.
Jesus sempre demonstra responsabilidade, compromisso e comunhão com Deus, continuando sua divina missão.