Passagens Bíblicas
Novo Testamento
João | Capítulo 3
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Novo Testamento
João | Capítulo 3
Havia um fariseu chamado Nicodemos, considerado uma autoridade entre os judeus.
Nicodemos veio a Jesus, à noite, e disse: "Mestre, sabemos que ensina sobre Deus, pois ninguém pode realizar os sinais milagrosos que está fazendo, se Deus não estiver com ele".
Jesus respondeu declarando: "Na verdade, ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo".
E Nicodemos perguntou: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!"
Jesus então respondeu: "Na verdade, ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.
O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito".
Nicodemos perguntou: "Como isso pode acontecer?"
Jesus disse: "Você é mestre em Israel e não entende isso? Asseguro que falamos do que conhecemos e testemunhamos o que vimos, mas mesmo assim vocês não aceitam o nosso testemunho. Eu falei de coisas terrenas e vocês não creram; como irão crer se falar de coisas celestiais?
Entendimento Jesus e Nicodemos (parte 1) João 3:1-12
João, capítulo 3, versículo 1 a 12 narra a explicação dada por Jesus a Nicodemos sobre a afirmação que fez que ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo.
Nicodemos era um líder religioso e reconhecia Jesus como um Mestre enviado por Deus.
Nicodemos fez esta afirmação pois sabia dos milagres realizados por Jesus, bem como, reconhecia sua sabedoria e conhecimento sobre o Reino de Deus, mas Nicodemos não conseguiu compreender quando Jesus disse que era necessário nascer de novo para ver o Reino de Deus..
Jesus questionou como Nicodemos sendo um mestre não sabia o que ele estava falando e também disse que ele falava do que sabia e testemunhava o que via, mas eles não aceitavam a mensagem. Então, se não acreditam quando falava das coisas terrestres, como iriam crer quando falar das celestiais?
O nascer de novo que Jesus se refere é nascer espiritualmente, isto é, somente com a transformação moral e espiritual que o homem poderá ver o Reino de Deus.
Toda transformação no bem requer fé, coragem e responsabilidade, portanto o homem precisa vivenciar as Leis de Deus, o Evangelho de Jesus e se renovar no bem.
Disse Jesus a Nicodemos:
“Ninguém subiu ao Céu, a não ser o Filho do Homem, que desceu do Céu.
Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, também é necessário que o Filho do Homem seja levantado, a fim de que todo aquele que crer nele tenha a vida eterna.
Deus tanto amou o mundo que lhe deu seu Filho, para que aquele que crer nele tenha a vida eterna.
Deus não mandou seu Filho para condenar o mundo, mas para que por meio dele o mundo seja salvo.
Quem nele crer não é condenado. Mas, quem não crer no Filho de Deus, já está condenado.
E o julgamento é assim: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas, porque suas obras eram más.
Todo aquele que faz o mal odeia a luz e não se aproxima dela, para que suas obras não sejam desmascaradas.
Mas quem pratica a verdade aproxima-se da luz, mostrando claramente que suas obras estão de acordo com os desígnios de Deus.”
Entendimento Jesus e Nicodemos (parte 2) João 3:13-21
Neste trecho do Evangelho de João, Jesus continua a explicar a Nicodemos sobre a questão da salvação e a necessidade do renascimento espiritual.
Logo no início, Jesus afirma sua origem divina e que é o único que pode falar com autoridade sobre as coisas celestiais.
Quando fala sobre Moisés ter levantado a serpente no deserto e que o Filho do Homem também seria levantando, significa que ele seria crucificado para que todos fossem salvos.
A salvação a que Jesus se refere e traz ao mundo, é baseada no mérito e na fé em Deus. A missão de Jesus não foi trazer julgamento, mas salvação.
A decisão sobre crer em Jesus define o caminho com Deus. A incredulidade é a rejeição desse caminho.
Quanto à questão da luz, é uma escolha que cada um faz, utilizando-se do livre-arbítrio. Podemos escolher o caminho que Jesus ensinou ou escolher o caminho do mal, continuando nos erros. Jesus é a luz do mundo.
Aquele que vive segundo os ensinamentos de Jesus e busca a Deus se aproxima Deles com fé e coração limpo.
“Filho do Homem” é uma referência que Jesus faz a si mesmo, revelando-nos sua humanidade e divindade.
Depois de conversar com Nicodemos, Jesus e seus discípulos foram para a Judeia. Ali permaneceu e, junto com os discípulos, batizava as pessoas.
João Batista também batizava em Enom, perto de Salim, porque lá havia muita água.
João não tinha sido preso ainda.
Houve uma discussão entre seus discípulos e os judeus, a respeito da cerimônia de purificação.
Os discípulos, então, foram até João e disseram-lhe:
— Mestre, aquele que estava com o senhor do outro lado do Rio Jordão, do qual deu testemunho, está batizando as pessoas e todos estão indo até ele.
João respondeu:
— O homem não pode receber nada, se não lhe for dado do céu. Vocês são testemunhas do que eu disse: “Eu não sou o Cristo, mas o enviando antes dele.” A noiva pertence ao noivo. O amigo do noivo, que o atende e ouve, enche-se de alegria quando ouve a voz do noivo. Esta é a minha alegria, que agora se completa. É necessário que ele cresça e eu diminua.
Entendimento Novo testemunho de João Batista João 3:22-30
Nesta passagem do Evangelho de João, vemos Jesus e seus discípulos, agora, na Judeia, batizando.
João Batista pregava e batizava em um local próximo, antes de ser preso.
Tendo em vista que Jesus também batizava, ganhando popularidade, os discípulos de João, parecendo preocupados, vão até ele para contar-lhe que todos estavam buscando Jesus.
João, então, responde com humildade e sabedoria, pois reconhece tudo o que Jesus estava fazendo e o que Jesus fazia vinha de Deus, inclusive, sua autoridade espiritual.
João já tinha dito que ele não era o Cristo, mas o precursor, ou seja, aquele que prepara o caminho do Messias, como encontrado no Livro de Isaías, capítulo 40, versículo 3.
João então faz uma analogia sobre o noivo e o amigo do noivo, que é uma referência a Jesus e a ele mesmo, ficando feliz ao ver que o plano divino estava sendo cumprido.
Por fim, João entende que sua missão, como servo, estava terminando e que Jesus, a partir daquele momento, ocuparia seu lugar.
João Batista continuou a falar sobre Jesus com seus discípulos, dizendo:
— Aquele que vem de cima é mais importante que todos. Aquele que está na Terra é da Terra e fala sobre a Terra. Aquele que vem do Céu está acima de todos. Ele testemunha o que tem visto e ouvido, mas ninguém aceita seu testemunho. Aquele que o aceita confirma que Deus é verdadeiro, pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque ele dá o Espírito sem qualquer limitação. O Pai ama o Filho e entregou tudo em suas mãos. Quem crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que rejeita o Filho não verá a vida e a ira de Deus permanecerá sobre ele.
Entendimento A Autoridade de Jesus João 3:31-36
Este trecho do Evangelho de João é a continuação do discurso de João Batista a seus discípulos sobre a superioridade de Jesus e a importância da fé nele para alcançar a vida eterna.
O texto destaca que Jesus “vem do alto”, portanto, está acima de todos, pois sua origem é celestial, ao contrário dos homens, que são terrenos e limitados.
Jesus transmite o que viu e ouviu diretamente de Deus, revelando verdades espirituais, mas muitos rejeitam seu testemunho. Aqueles, porém, que aceitam as palavras de Jesus, reconhecem que ele é verdadeiro e digno de confiança. Jesus fala com autoridade revelando plenamente a vontade divina.
O Pai ama o Filho e entregou todas as coisas em suas mãos. Isto confirma sua autoridade sobre o mundo.
A passagem se encerra com uma afirmação decisiva: quem crê no Filho tem a vida eterna; quem o rejeita permanece sob a ira de Deus. Este trecho enfatiza Jesus como o centro da fé cristã e mostra que a resposta do ser humano à sua mensagem define seu destino espiritual.
A fé em Jesus é apresentada como caminho único para a vida eterna e para a reconciliação com Deus.