Passagens Bíblicas
Novo Testamento
João | Capítulo 14
SITE EM DESENVOLVIMENTO
Passagens Bíblicas
Novo Testamento
João | Capítulo 14
Disse Jesus : “Não se aflijam; creiam em Deus e em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas e eu vou preparar-lhes um lugar. Quando eu for e preparar, voltarei e os receberei, para que onde eu estiver, vocês também estejam . Vocês sabem para onde irei e vocês conhecem o caminho.”
Tomé perguntou: “Senhor, não sabemos para onde vai; como conhecer o caminho?”
Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Se me conhecessem, conheceriam também meu Pai; a partir de agora vocês o conhecessem e vocês o veem.”
Filipe então disse: “Senhor, mostre-nos o Pai.”
Jesus respondeu: "Há tanto tempo estou com vocês e ainda não me conhecem, Filipe? Quem me vê, vê o Pai. Não crê que estou no Pai e o Pai em mim? As palavras que digo não são minhas, mas do Pai que em mim permanece. Creia, eu estou no Pai e o Pai está em mim, creia nas obras. Quem crê em mim fará as obras que faço e ainda maiores, porque vou para o Pai. Tudo o que pedirem em meu nome, eu farei, para que o Pai seja glorificado no Filho."
Entendimento Jesus, caminho, verdade e vida. João 14:1-14
Em João, capítulo 14, versículos 1 a 14 Jesus revela ser o Caminho, a Verdade e a Vida.
Diante da partida de Jesus, os discípulos sentiam medo e incerteza. Jesus os consola, reafirma sua união com o Pai e ensina que a fé é a base da coragem e da ação correta, mesmo em crises.
Ao falar das muitas moradas na casa do Pai, Jesus traz esperança, rompendo a visão limitada de um local físico ou de rituais, e lembra que a vida não termina na morte: a separação é temporária.
Tomé e Filipe expressam dúvidas, refletindo a Humanidade diante do desconhecido. Isso permite que Jesus ensine: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. Jesus conhece o caminho, sabe os desafios. Somente seguindo seus exemplos e ensinamentos, conseguimos nos aproximar de Deus.
Jesus disse que a oração feita em seu nome será atendida quando está alinhada aos desígnios divinos e ao merecimento de quem ora.
Vivemos guerras, medo e injustiças, somente Jesus e Deus oferecem orientação e transformação. A fé ativa gera ação, coragem e amor, tornando cada pessoa agente de mudança, vivendo com propósito e ética.
Jesus continuou dizendo a seus discípulos:
“Se me amam, obedeçam aos meus mandamentos. Eu pedirei ao Pai, e ele dará a vocês outro Consolador, para que fique com vocês para sempre. O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber porque não o vê e nem o conhece mas vocês o conhecem, porque ele habita em vocês e estará com vocês.
Quando chegar aquele dia, vocês ficarão sabendo que eu estou no meu Pai e que vocês estão em mim, assim como eu estou em vocês.
Aquele que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama. E aquele que me ama será amada pelo meu Pai, e eu também a amarei e lhe mostrarei quem sou.”
Então Judas (não o Iscariotes) perguntou: “Senhor, porque se revelará para nós e não para o mundo.”
Jesus respondeu: “Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra, e o meu Pai o amará. E o meu Pai e eu viremos viver com essa pessoa. O Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, irá ensiná-los todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês.”
Entendimento Jesus promete o Espírito Santo João 14:15-26
Em João capítulo 14, versículos 15 a 26, Jesus fala aos discípulos que se eles o amam, devem obedecer aos seus mandamentos e promete outro Conselheiro a eles, o Espírito da verdade.
O mundo não pode recebê-lo, pois não O reconhece; mas os discípulos, por já crerem, O conhecerão.
Mesmo quando o mundo não ver mais Jesus, os discípulos o verão espiritualmente. Ele explica a intimidade espiritual: os discípulos viverão em união com Ele e com o Pai.
Judas (não Iscariotes) pergunta por que esta revelação é dada aos discípulos e não ao mundo. Jesus responde: o amor é chave para perceber e obedecer à Palavra. Quem não ama, não obedece.
O Espírito Santo será professor, consolador e lembrador. Ele ensina todas as coisas e faz os discípulos lembrarem de tudo que Jesus ensinou. O Espírito continua a presença de Cristo na vida dos crentes, mesmo após Sua ascensão.
Jesus assegura que, mesmo quando Ele não estiver fisicamente presente, o Espírito Santo permanecerá conosco, ensinando, lembrando e fortalecendo nossa fé. Amar a Cristo significa obedecer-Lhe e viver em comunhão com Ele e com o Pai, experimentando a presença de Deus diariamente.
Disse Jesus aos discípulos:
— Deixo a vocês a minha paz. Não a dou como o mundo dá. Não se perturbem e nem tenham medo. Vocês ouviram o que lhes disse: eu vou, mas volto para vocês. Se me amassem, ficariam felizes porque vou para o Pai, porque o Pai é maior do que eu. E digo isso a vocês antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiam. Daqui para frente não falarei muito com vocês, porque o príncipe deste mundo está chegando e ele não tem nenhum poder sobre mim. Porém, é preciso que o mundo saiba que amo o Pai e faço o que o Pai me ordenou. Levantem-se, vamos sair daqui.
Entendimento A Paz de Jesus João 14:27-31
João capítulo 14, versículos 27 a 31 revela que a paz de Jesus transforma o medo em coragem e garante vitória sobre o mal.
A partida de Jesus estava próxima, e era necessário fortalecer seus discípulos, que viam sua partida com tristeza, sem compreender o motivo. Jesus então explica que deixava com eles a sua paz, única, profunda e eterna, diferente da passageira que o mundo oferece.
Jesus também queria que seus discípulos acreditassem em suas palavras, por isso os alertou sobre o que estava por vir. Preparava-os para enfrentar o mal, revelando que, apesar da proximidade do inimigo, sua autoridade e vitória eram absolutas. Declara que o mal não poderia dominá-lo, e Ele reafirmava sua total obediência ao Pai. Esclarece que o cumprimento de sua missão deveria trazer alegria e esperança duradoura, porque sua partida não é uma perda, mas a vitória contra o mal, contra a morte.
A Paz de Jesus dá coragem, confiança, equilíbrio emocional e espiritual, protegendo contra o medo, ansiedade e inquietação, permitindo viver com serenidade e foco, no que realmente importa, mesmo diante de dificuldades, incertezas e dor.