Passagens Bíblicas
Novo Testamento
Mateus | Capítulo 1
SITE EM DESENVOLVIMENTO
Passagens Bíblicas
Novo Testamento
Mateus | Capítulo 1
Esse é o registro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.
Abraão gerou Isaque; que gerou Jacó; que gerou Judá, que gerou Perez, que gerou Esrom, que gerou Arão, que gerou Aminadabe; que gerou Naassom; que gerou Salmom, que gerou Boaz, que gerou Obede, cuja mãe foi Rute; Obede gerou Jessé; que gerou o rei Davi, que gerou Salomão, que gerou Roboão; que gerou Abias; que gerou Asa; que gerou Josafá, que gerou Jorão, que gerou Uzias, que gerou Jotão, que gerou Acaz; que gerou Ezequias; que gerou Manassés; que gerou Amom; que gerou Josias. Josias gerou Jeconias e seus irmãos no tempo do exílio na Babilônia.
Depois do exílio na Babilônia: Jeconias gerou Salatiel; que gerou Zorobabel; que gerou Abiúde; que gerou Eliaquim; que gerou Azor; que gerou Sadoque; que gerou Aquim; que gerou Eliúde; que gerou Eleazar; que gerou Matã; que gerou Jacó; que gerou José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo.
Assim, ao todo houve catorze gerações de Abraão a Davi, catorze de Davi até o exílio na Babilônia, e catorze do exílio até o Cristo.
Entendimento Antepassados de Jesus Mateus 1:1-17
Esta passagem de Mateus, capítulo 1, versículos 1 a 17, lista os descendentes de Jesus, desde Abraão. Nela podemos notar diversos homens que tinham forte aliança com Deus, como Abraão e o Rei Davi.
Abraão e Davi são dois homens representativos e importantes na história da Humanidade: Abraão, considerado o pai da fé, e Davi, o grande rei de Israel.
Mateus também nos remete a outros importantíssimos personagens da Bíblia, mostrando-nos que a vinda de Jesus remonta sua descendência desde a Antiguidade.
Ao mostrar a genealogia de Jesus, Mateus, não apenas cria uma lista de nomes, mas exibe pessoas que cumpriram suas missões fielmente, do mesmo modo que Jesus cumpriu a sua, sendo fiel a Deus, mostrando-nos o modo de ser para toda a Humanidade, através de seus exemplos e ensinamentos.
Desde Abraão até Jesus, são 42 gerações.
Assim aconteceu o nascimento de Jesus:
Maria, sua mãe, era noiva de José e, antes de se casarem, ela ficou grávida.
José, seu noivo, teve um sonho, onde lhe apareceu um anjo do Senhor que disse-lhe:
— José, filho de Davi, não tenhas medo de se casar com Maria. A este filho de vocês, dê-lhe o nome de Jesus, pois Ele salvará seu povo de seus pecados.
Quando acordou, José se casou com Maria e a levou para casa.
Maria teve o filho e José fez exatamente o que o anjo do Senhor havia lhe mandado: deu o nome ao menino de Jesus.
Tudo isso aconteceu para se cumprir os desígnios de Deus, com o planejamento do Espírito Santo.
Entendimento Antepassados de Jesus Mateus 1:1-17
Essa passagem em Mateus 1:18-25 detalha o milagroso nascimento de Jesus e a complexidade dos momentos enfrentados por Maria e José e a intervenção de Deus para que Jesus nascesse.
O anjo explica a José que o bebê é fruto do Espírito Santo e deveria se chamar Jesus, revelando seu papel como salvador do mundo.
José aceitou a tarefa de ser pai de Jesus, o Filho de Deus, bem como, aceitou Maria como sua esposa e mãe de Jesus, formando assim a Sagrada Família.
José terá um papel fundamental na proteção e cuidados com Maria e Jesus.
Jesus veio ao mundo com a missão de cumprir os desígnios de Deus, salvando a Humanidade de seus erros. E, assim como José e Maria, Jesus representa a fé e a obediência à vontade de Deus e confiança em Sua obra.
O nome de Jesus significa “Deus conosco”, uma declaração de sua missão.