Passagens Bíblicas
Novo Testamento
Lucas | Capítulo 7
SITE EM DESENVOLVIMENTO
Passagens Bíblicas
Novo Testamento
Lucas | Capítulo 7
Jesus foi para a cidade de Cafarnaum. Lá, havia um centurião, que tinha um servo a quem estimava muito, mas que estava doente e prestes a morrer.
Quando o centurião ouviu falar sobre Jesus, enviou alguns anciãos judeus até ele, para suplicar a Jesus que viesse curar o servo. Ao chegarem perto de Jesus, rogaram-lhe insistentemente, dizendo:
— Este homem merece ajuda, porque ama nossa nação e construiu a sinagoga.
Jesus foi com eles, mas, quando já estavam perto da casa, o centurião enviou alguns amigos para lhe dizer:
— Senhor, não se incomode, porque não sou digno que entre debaixo de meu telhado! Por isso, não me considero digno de ir até o Senhor, mas diga uma só palavra e meu servo será curado. Porque também sou um homem sob autoridade; tenho soldados sob meu poder e se eu disser “vá”, eles irão; e se disser a outro “vem”, ele virá; e se disser ao meu servo: “faço isto” ele fará.
Jesus, ao ouvir isso, ficou admirado e voltando-se para a multidão que o seguia, disse:
— Digo a vocês que, nem em Israel, encontrei fé tão grande!
E aqueles que foram ao encontro de Jesus, quando retornaram, acharam o servo curado.
Entendimento Servo do centurião Lucas 7:1-10
Depois de ter curado o servo do centurião, Jesus foi para a cidade de Naim; muitos de seus discípulos o acompanhavam, bem como, uma multidão.
Quando chegaram perto da entrada da cidade, ia saindo o enterro do filho único de uma senhora viúva e que era acompanhada por uma multidão de pessoas.
Jesus, ao vê-la, ficou compadecido e disse-lhe:
— Não chore.
E chegando perto do caixão, Jesus tocou-o.
Aqueles que o carregavam pararam.
Jesus, então, disse:
Jovem, digo-lhe, levante-se!
O rapaz levantou, sentou-se e começou a falar.
Jesus levou-o até sua mãe.
A multidão ficou apavorada, mas começaram a louvar a Deus, dizendo: “Um grande profeta se levantou entre nós e Deus visitou seu povo.”
E a fama de Jesus se espalhou pela Judeia e por toda região.
Entendimento Ressurreição do jovem de Naim Lucas 7:11-17
Os discípulos de João Batista contaram o que havia acontecido em Naim. João então chamou dois deles e os enviou ao Senhor Jesus para lhe perguntar:
— O Senhor é aquele que iria chegar ou temos que esperar outro?
Então, eles foram até o lugar onde Jesus estava e disseram:
— João Batista nos mandou perguntar se o Senhor é aquele que iria chegar ou temos que esperar outro?
Naquele momento, Jesus curou muitas pessoas de suas doenças e de seus sofrimentos; expulsou espíritos maus e também curou muitos cegos. Depois, respondeu aos discípulos de João, dizendo:
— Voltem e contem a João o que vocês viram e ouviram. Digam a ele que os cegos veem, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e a Boa Nova é anunciada aos pobres. Felizes são aqueles que não duvidam de mim!
Entendimento Mensageiros de João Batista Lucas 7:18-23
Depois de falar com Jesus, os discípulos de João se retiram. Então, Jesus começou a falar a respeito de João para a multidão, dizendo-lhes:
— O que vocês foram ver no deserto? Uma vara que se agita com o vento? O que saíram para ver? Um homem vestindo roupas finas? Aqueles que vestem roupas esplêndidas e vivem no luxo estão nos palácios reais. O que, então, vocês saíram para ver? Um profeta? Sim! Digo a vocês, muito mais que um profeta! Este é aquele sobre quem está escrito: ‘Eu envio o meu mensageiro à frente, o qual preparará, antes, o seu caminho. Digo a vocês que, entre os nascidos, não há maior profeta que João, o Batista, porém, aquele que é o menor no Reino de Deus é maior do que ele.
Todo o povo que ouviu o que Jesus disse e também os publicanos, tendo sido batizados por João, reconheceram o caminho de Deus. Mas os fariseus e os escribas rejeitaram o propósito de Deus e não foram batizados por João.
Entendimento O precursor Lucas 7:24-30
Disse Jesus:
“Com quem posso comparar os homens da geração atual? A quem eles se assemelham?
São como crianças sentadas na praça, gritando umas às outras: ‘Tocamos flauta para vocês e não dançaram; cantamos lamentos e não choraram’.
Pois veio João Batista, que não come pão, nem bebe vinho, e vocês dizem: ‘Ele tem um demônio’.
Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vocês dizem: ‘Este homem é um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores’.
Mas a sabedoria de Deus é justificada por todos os seus filhos.”
Entendimento Geração incrédula Lucas 7:31-35
Um fariseu convidou Jesus para comer e Jesus, entrando na casa, sentou-se à mesa. Ao saber disso, uma pecadora trouxe um frasco de alabastro com unguento e, chorando, molhou os pés de Jesus com suas lágrimas, os enxugou com seus cabelos, beijou-os e os ungiu com unguento.
O fariseu vendo isto, pensou: “Se ele fosse profeta, saberia que ela é pecadora”.
Então Jesus perguntou-lhe:
— Um credor tinha dois devedores. Um devia quinhentos, outro cinquenta. Nenhum deles tinha como pagar, por isso perdoou as dívidas. Qual deles o amará mais?
Simão, respondeu:
— Aquele que mais devia.
Jesus disse:
— Você julgou corretamente.
Depois virou para a mulher e disse a Simão:
— Entrei em sua casa, e não me deu água para os pés. Ela derramou lágrimas sobre eles, e os enxugou com seus cabelos. Você não me beijou. Ela não parou de beijar meus pés. Você não ungiu a minha cabeça. Ela ungiu meus pés com unguento. Os pecados dela estão perdoados, porque ela muito amou. Mas aquele a quem pouco é perdoado, pouco ama.
Os que estavam à mesa começaram a perguntar-se:
— Quem é este que perdoa pecados?
E Jesus disse à mulher:
— Sua fé te salvou, vá em paz.
Entendimento A pecadora na casa do fariseu Lucas 7:36-50