Passagens Bíblicas
Novo Testamento
Lucas | Capítulo 3
SITE EM DESENVOLVIMENTO
Passagens Bíblicas
Novo Testamento
Lucas | Capítulo 3
Tibério César era imperador há quinze anos.
Pôncio Pilatos era o governador da Judeia e Herodes, da Galileia. Filipe, seu irmão, da região da Itureia e Traconites. Lisânias, de Abilene.
Anás e Caifás eram os sumos sacerdotes.
Nesta mesma época, a palavra de Deus foi dada a João Batista, filho de Zacarias, no deserto. João percorreu toda a região do Jordão, pregando o batismo do arrependimento para perdão dos pecados, conforme está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que dizia: “Voz do que clama no deserto. Preparai o caminho do Senhor! Endireite sua estrada. Todo monte e colina serão rebaixados; os caminhos tortos serão endireitados; os acidentados serão aplainados. E toda criatura verá a salvação de Deus.”
João Batista, dizia a multidão que vinha para ser batizada por ele:
— Raça de víboras, quem os ensinou a fugir da ira que está para vir? Produzam os frutos do arrependimento e não comecem a dizer a vocês mesmos: Temos Abraão como pai! Porque digo a vocês que até destas pedras Deus pode fazer nascer filhos a Abraão. O machado já está próximo à raiz das árvores. E toda a árvore que não der bom fruto, será cortada e lançada no fogo.
Entendimento João Batista, o precursor (parte 1) Lucas 3:1-9
Após João pregar sobre o arrependimento dos erros, o povo perguntava:
— Que devemos fazer?
João respondia:
— Quem tem duas túnicas, reparta com quem não tem; e quem tem o que comer, faça o mesmo.
Publicanos também vieram para serem batizados e lhe perguntaram:
— Mestre, que devemos fazer?
Ele respondeu:
— Não cobrem nada além do que foi determinado.
Alguns soldados, também, o interrogavam:
— E nós, que precisamos fazer?
João disse:
— Não ajam com violência contra ninguém, nem acusem ninguém falsamente; contentem-se com seu salário.
Enquanto a multidão permanecia na expectativa, perguntavam se João era o Cristo ou não.
Então, João respondeu:
— Batizo vocês com água, mas aquele que vem é mais poderoso que eu; não sou digno de desatar as correias de suas sandálias; ele batizará vocês com o Espírito Santo e fogo; com a pá que tem na mão, limpará o terreno e recolherá o trigo em seu celeiro, mas queimará a palha no fogo que não apaga.
João pregava muitas outras coisas ao povo.
Ele também repreendia Herodes, o governador da Galileia, por causa de Herodias, esposa de seu irmão Filipe e pelas maldades que Herodes fez. Herodes, então, mandou que colocassem João na prisão.
Entendimento João Batista, o precursor (parte 2) Lucas 3:10-20
Jesus foi batizado por João, após o batismo do povo. E, quando Jesus estava orando, o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu na forma de uma pomba sobre Ele. Do céu veio uma voz, que disse:
— Tu és o meu Filho amado e me dá muita alegria.
Entendimento Batismo de Jesus Lucas 3:21-22
Jesus tinha cerca de trinta anos de idade quando começou seu ministério.
Sua ascendência era nesta ordem: José, Eli, Matate, Levi, Melqui, Janai, José, Matatias, Amós, Naum, Esli, Nagai, Maate, Matatias, Semei, José, Jodá, Joanã, Resa, Zorobabel, Salatiel, Neri, Melqui, Adi, Cosã, Elmadã, Er, Josué, Eliézer, Jorim, Matate, Levi, Simeão, Judá, José, Jonã, Eliaquim, Meleá, Mená, Matatá, Natã, Davi, Jessé, Obede, Boaz, Sala, Nasom, Aminadabe, Admim, Arni, Esrom, Peres, Judá, Jacó, Isaque, Abraão, Tera, Naor, Serugue, Reú, Pelegue, Éber, Selá, Cainã, Arpaxade, Sem, Noé, Lameque, Matusalém, Enoque, Jarede, Maalalel, Cainã, Enos, Sete, Adão e Deus.
Entendimento Antepassados de Jesus Lucas 3:23-38