Passagens Bíblicas
Novo Testamento
Lucas | Capítulo 24
SITE EM DESENVOLVIMENTO
Passagens Bíblicas
Novo Testamento
Lucas | Capítulo 24
No domingo, bem cedo, as mulheres, seguidoras de Jesus, e mais algumas delas, levando especiarias que haviam preparado, foram até o sepulcro onde estava o corpo de Jesus.
Ao chegarem, viram que a pedra que tinha sido colocada na entrada do sepulcro havia sido removida. E, ao entrar, não encontraram o corpo de Jesus. Espantadas, viram que, junto delas, havia dois homens com roupas resplandecentes.
Com medo, abaixaram seus rostos. Eles, então, lhes disseram:
— Por que vocês buscam o vivo entre os mortos? Ele não está aqui, mas ressuscitado. Lembrem-se, quando Ele estava na Galileia, disse-lhes: “O Filho do Homem deve ser entregue nas mãos dos pecadores, ser crucificado e, ao terceiro dia, ressuscitar.”
Recordando das palavras de Jesus, saíram do sepulcro e foram contar tudo o que tinham visto aos Apóstolos e a outros.
Eram elas: Maria Madalena, Joana, Maria, mãe de Tiago, além de outras mulheres.
Porém, aquilo que relataram pareciam histórias sem fundamento, tanto que os Apóstolos não acreditaram nelas.
Pedro, então, levantando-se, correu até o sepulcro e viu apenas os lençois que, antes, envolviam o corpo de Jesus. Pedro saiu dali admirado com o que havia acontecido.
Entendimento A ressurreição de Jesus Lucas 24:1-12
O capítulo 24 encerra o Evangelho de Lucas.
Vemos aqui, nos versículos de 1 a 12, que o corpo de Jesus desaparece de onde estava sepultado.
As mulheres que tinham ido até o túmulo de Jesus, ficam perplexas diante do fato que presenciam.
Dois homens, então, com vestes resplandecentes, que na verdade eram anjos, aparecem e contam que Jesus havia ressuscitado. Esses anjos apontam para uma realidade: a vitória de Jesus sobre a morte.
Mesmo contando o acontecimento aos discípulos de Jesus, estes, por sua vez, não acreditam no que as mulheres lhes contam, demonstrando a falta de fé dos apóstolos. Porém, Pedro, então, corre até o local para ver com seus próprios olhos e assim constatar que as mulheres diziam a verdade.
Esta passagem nos revela e comprova o que Jesus dizia: que ressuscitaria no terceiro dia após sua morte.
Um momento de expectativa e de alegria ao saber que Jesus vive, que não está morto.
Esta é uma passagem para nossa reflexão e que mostra a importância da fé e da esperança, e somos convidados a olhar além das circunstâncias aparentes.
Dois discípulos foram para Emaús, próximo a Jerusalém.
No percurso, tristes, conversando sobre tudo que aconteceu, Jesus se aproxima e vai caminhando com eles, mas não o reconhecem.
Jesus pergunta:
— Por que estão tristes?
Cleópas, respondeu:
— Não sabe do ocorrido?
— Que aconteceu? — questiona Jesus.
Responderam:
— Jesus de Nazaré, profeta poderoso, que falava diante de Deus e do povo, foi crucificado pelos sumos sacerdotes e governantes. Esperávamos que ele resgatasse Israel. Faz três dias que isso aconteceu. Algumas mulheres, suas seguidoras, foram até o sepulcro, mas não encontraram seu corpo.
Jesus então disse-lhes:
— Ainda não creem no que os profetas falaram! O Cristo tinha que sofrer para entrar em sua glória.
E desde Moisés, dos profetas, Jesus lhes mostrou tudo que havia nas Escrituras a seu respeito.
Aproximando-se da aldeia, parecia que Jesus seguiria adiante.
Então, os discípulos disseram:
— Fique conosco.
Jesus entrou numa casa com eles, sentou-se à mesa, pegou o pão, abençoou-o, partiu-o, distribuindo-o.
Naquele instante, reconheceram Jesus, que desapareceu diante deles.
Disseram então:
— Nosso coração queimava enquanto Ele falava sobre as Escrituras.
E voltaram para Jerusalém.
Encontrando os Onze e os que estavam com eles, disseram-lhes:
— O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!
E contaram o que tinha acontecido e como reconheceram Jesus.
Entendimento No caminho de Emaús Lucas 24:13-35
No capítulo 24 do Evangelho de Lucas, versículos 13 a 35 encontramos uma passagem de grande significado espiritual.
Dois discípulos caminham em direção a Emaús, uma aldeia a cerca de onze quilômetros de Jerusalém, e são surpreendidos por Jesus.
Mergulhados na tristeza, comentando sobre a morte do Mestre, não são capazes de reconhecer que aquele que caminhava com eles era Jesus. Jesus, então, lhes explica o que continha as Escrituras Sagradas a seu respeito, mas, mesmo assim, eles ainda não conseguem reconhecer sua verdadeira identidade.
Essa passagem mostra como, muitas vezes, temos a presença de Jesus ao nosso lado, tentando nos guiar e orientar nas diversas situações da vida, mas não somos capazes de reconhecer.
Essa passagem nos desafia também a reconhecer sua presença em nossa jornada espiritual. Para isso, é necessário estar atento a tudo o que ocorre ao nosso redor, colocando-se à disposição de Deus, fazendo Sua santa vontade.
Enquanto dois discípulos contavam que tinham visto Jesus, ele apareceu diante deles e disse-lhes:
— A paz seja convosco.
Espantados e amedrontados, pensavam ver um espírito.
Jesus então continuou:
— Por que estão assustados? E por que tantas dúvidas? Vejam minha mãos e pés. Sou eu mesmo. Peguem e vejam. Um espírito não tem carne, nem ossos e eu tenho.
E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés.
Os discípulos ficaram maravilhados e contentes, mas ainda não acreditavam.
Jesus disse:
— Vocês têm algo para comer?
Mostraram-lhe, então, um pedaço de peixe assado e um favo de mel.
Jesus pegou-os, comeu e disse:
— Enquanto estive com vocês, dizia-lhes que tudo isto aconteceria, conforme estava escrito a meu respeito na lei de Moisés, nos profetas e nos Salmos.
E assim Jesus abriu suas mentes para que compreendessem as Escrituras Sagradas e complementou:
— Está escrito que o Cristo deveria sofrer e, no terceiro dia, ressuscitar. Em seu nome seria pregado o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vocês são testemunhas de todas essas coisas. Envio a vocês a promessa de meu Pai, mas fiquem na cidade até serem revestidos do poder do alto.
Entendimento Jesus aparece aos discípulos Lucas 24:36-49
Lucas capítulo 24, versículos 36 a 49, relata o emocionante momento que Jesus ressuscitado aparece aos seus discípulos provando o que tinha anunciado para eles.
Jesus os cumprimentou dizendo: ”Que a Paz esteja convosco.” Frase que representa, a quem é dirigida, o desejo de harmonia e tranquilidade que somente a Paz de Jesus e a Paz de Deus podem oferecer.
Os discípulos ficaram alegres, mas seus corações tinham dúvidas, descrença e espanto.
Jesus aos poucos vai acalmando-os, mostrando suas mãos e seus pés, provando ser ele mesmo.
Jesus explica que sua vida, morte e ressurreição estavam nas Escrituras Sagradas, na Lei de Moisés, nos livros dos Profetas e que eles são testemunha dos acontecimentos.
Jesus complementa afirmando que seus discípulos, em seu nome, vão pregar o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.
Jesus finaliza, advertindo-os que mandaria o que Deus prometeu e para isso, deveriam ficar em Jerusalém, para serem revestidos do poder do alto.
Jesus levou seus discípulos até perto de Betânia. Ali erguendo suas mãos, os abençoou.
Enquanto os abençoava, se afastou deles e foi elevado para o Céu.
Eles o adoraram e depois voltaram para Jerusalém cheios de alegria.
E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus.
Entendimento Jesus é levado para o Céu Lucas 24:50-53
Lucas capítulo 24, versículos 50 a 53 mostra o emocionante momento conhecido como a ascensão de Jesus, que é marcado por Jesus ser elevado para o Céu.
Jesus após afirmar aos seus discípulos que eles foram testemunha da realização do que estava escrito nas Escrituras Sagradas, Jesus os abençoou e foi elevado ao Céu.
Jesus os instruiu, dia após dia, sobre a necessidade de levar o seu Evangelho para todas as nações, a necessidade do arrependimento, do perdão, do trabalho em favor do próximo, de amar a Deus e ao próximo como a si mesmo.
Jesus os preparou para o trabalho de redenção de toda Humanidade.
Jesus sendo elevado para o Céu, foi reverenciado por seus discípulos que se prostraram diante dele e depois retornaram para Jerusalém.
Lá iniciaram seu trabalho no Templo louvando a Deus.
Os discípulos foram responsáveis por divulgar o Evangelho de Jesus, através de suas ações e palavras, por isso foram perseguidos, apedrejados, martirizados, mortos, mas mantiveram a sua fé em Jesus e em Deus, formaram novos discípulos e hoje Jesus conta com cada um de nós para divulgarmos o seu Evangelho e colaborarmos em sua Seara.