Passagens Bíblicas
Novo Testamento
Lucas | Capítulo 2
SITE EM DESENVOLVIMENTO
Passagens Bíblicas
Novo Testamento
Lucas | Capítulo 2
Enquanto Maria estava grávida, o imperador César Augusto mandou uma ordem para todos os povos do Império, dizendo que todas as pessoas deveriam se registrar, para que fosse feita a contagem da população.
Quando foi feito esse primeiro recenseamento, Quirino era governador da Síria.
Então, todos foram se registrar, cada um em sua própria cidade.
José foi de Nazaré, na Galileia, para a região da Judeia, a uma cidade chamada Belém, onde tinha nascido o rei Davi. Ele foi registrar-se lá porque era descendente de Davi e levou consigo Maria, sua noiva, que estava grávida, e aconteceu que, enquanto estavam em Belém, chegou o tempo da criança nascer. Então, Maria deu à luz ao seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e deitou-o numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria.
Entendimento Nascimento de Jesus Lucas 2:1-7
Na região de Belém, onde Maria tinha dado à luz, pastores guardavam seu rebanho de ovelhas durante a noite. Em determinado momento, apareceu para eles um anjo do Senhor e uma grande luz os envolvia, mas eles ficaram com muito medo.
O anjo, então, disse:
— Não temam! Trago uma boa notícia, que será de grande alegria para todo povo! Hoje, na cidade de Davi, nasceu o salvador que é o Cristo, o Senhor. Ele está envolvido em panos, deitado em uma manjedoura.
No mesmo instante, apareceu uma multidão de anjos louvando a Deus e dizendo:
— Glória a Deus nas alturas e paz na Terra.
Quando os anjos se retiraram, voltando para o céu, os pastores disseram:
— Vamos até a cidade! Vejamos o que o Senhor nos contou.
E partiram com pressa.
Quando encontraram Maria, José e o menino, Jesus, deitado na manjedoura, contaram o que lhes tinha sido falado.
Todos, ao ouvirem o que os pastores contaram, ficaram maravilhados.
Maria guardava tudo em seu coração.
Então, os pastores partiram, dando glória e louvando a Deus, por tudo o que tinham visto e ouvido, conforme o anjo havia falado.
Entendimento Os pastores e os anjos Lucas 2:8-20
Passados oito dias, quando o menino deveria ser circuncidado, Maria e José deram-lhe o nome de Jesus, conforme o anjo havia dito, antes dele ser concebido.
E, ao completar os dias deles se purificarem, conforme determina a Lei de Moisés, os pais de Jesus o levaram até Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor, pois, conforme está escrito na lei de Deus: “O primeiro filho, do sexo masculino, deve ser consagrado ao Senhor.”, e também oferecer em sacrifício, de acordo com a Lei de Deus: “duas rolinhas ou dois pombinhos”.
Entendimento Apresentação de Jesus no Templo Lucas 2:21-24
Havia em Jerusalém um homem justo e piedoso chamado Simeão que esperava a salvação de Israel. O Espírito Santo estava nele e revelara-lhe que não morreria antes de ver o Messias.
Guiado pelo Espírito, dirigiu-se ao Templo e, quando os pais de Jesus levaram-no para cumprirem a lei, ele tomou-o nos braços e louvou a Deus, dizendo:
— Senhor, conforme disse, agora pode deixar o seu servo ir em paz, porque vi a sua salvação, que preparou diante de todos os povos; luz para iluminar as nações e glória ao povo de Israel.
José e Maria estavam maravilhados com suas palavras.
Simeão os abençoou e disse a Maria:
— Este menino, escolhido por Deus, causará a queda e a salvação de muitos em Israel; muitos falarão contra ele, revelando os pensamentos de seus corações e Maria, a tristeza cortará o seu coração.
Havia também uma profetisa chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Viúva, após sete anos de casada, aos 84 anos não saia do pátio do Templo, servindo a Deus noite e dia, com jejuns e orações.
Chegando naquele momento, ela se pôs a bendizer a Deus e a falar de Jesus àqueles que esperavam a libertação de Jerusalém.
Entendimento Simeão e a profetisa Ana Lucas 2:25-38
Depois que Maria e José cumpriram tudo o que manda a lei do Senhor, retornaram para Nazaré.
Jesus crescia e seu espírito se fortalecia, cheio de sabedoria, abençoado por Deus.
Todos os anos, eles iam a Jerusalém para a festa de Páscoa.
Quando Jesus tinha doze anos e eles retornavam da festa, Jesus permaneceu em Jerusalém, sem que os pais notassem. Pensavam que Jesus estivesse no meio do grupo que voltava com eles.
Depois de um dia inteiro de viagem, começaram a procurá-lo entre parentes e conhecidos. Como não o encontraram, voltaram para Jerusalém.
Após três dias de busca, acharam Jesus no Templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo e fazendo perguntas a eles.
Aqueles que o ouviam ficavam admirados com sua inteligência e respostas.
Quando seus pais o viram, ficaram perplexos e Maria lhe perguntou:
— Filho, por que fez isso conosco? Estávamos aflitos à tua procura!
Jesus respondeu:
— Por que me procuravam? Não sabiam que eu estava na casa de meu Pai?
Eles não entenderam o que Jesus disse.
E, então, voltaram juntos para Nazaré e Jesus era obediente.
Maria conservava essas recordações em seu coração.
Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.
Entendimento Infância de Jesus Lucas 2:39-52